Marketing Digital SEO para Empresas

Marketing digital e SEO andam juntos

O marketing digital SEO está ajudando milhares de negócios a alcançarem resultados digitais no mercado. Grandes, médias e pequenas empresas estão investindo cada vez mais em estratégias publicitárias voltadas para a internet.

Que vão desde a criação de campanhas de anúncios, links patrocinados, estratégias de mídias sociais até a criação de artigos para inbound marketing.

O que poucas pessoas – e até mesmo profissionais da área do marketing – sabem é que marketing digital e SEO andam juntos, lado a lado. Dentre as diversas ferramentas do marketing digital, a otimização para motores de buscas é um dos tópicos mais negligenciados pelas empresas para um posicionamento do site ou produtos em resultados orgânicos.

Mas, fique tranquilo, você irá entender melhor ao decorrer da matéria. Nesse artigo vamos mostrar a relação entre marketing digital e SEO, de forma a permitir que a sua empresa gere muito mais resultados, com um bom posicionamento. Principalmente nas buscas orgânicas, realizadas em motores de buscas como o Google.

Coloque a sua marca entre os primeiros resultados, nos mecanismos de busca e alcance mais clientes sem gastar nada com isso.

 

O que é marketing digital SEO

O projeto de SEO para o marketing digital é uma estratégia voltada para o aproveitamento do tráfego orgânico, fornecido por sites de buscas. Os mais conhecidos no Brasil e no mundo são o Google e Yahoo, que permitem aos usuários procurar por infinitos números de domínios hospedados na internet.

Todos os dias, milhares de pessoas fazem buscas por termos como “comprar um imóvel” ou “como perder peso”. Esses são apenas alguns exemplos de pesquisas realizadas, tendo em vista que os usuários buscam por absolutamente tudo na internet.

A cada busca, sites são selecionados para aparecer nos primeiros resultados. São justamente esses sites que recebem o maior número de visitas, por estarem em destaque. A boa notícia é que o seu negócio pode aparecer na primeira página dos buscadores.

Com a utilização de conjunto de técnicas de marketing digital SEO, é possível otimizar páginas de resultados e sites para que apareçam no Google e demais buscadores, sempre que determinado termo principal seja inserido. São as chamadas palavras-chave, que orientam a busca orgânica.

Por isso é possível e é necessário dizer, que todas as estratégias de marketing digital devem estar acompanhadas da otimização para motores de buscas. Basta imaginar o Google e outros sites de buscas como verdadeiras vitrines, que permitem que clientes encontrem marcas e negócios de seu interesse.

 

Tráfego orgânico ou tráfego pago, o que é melhor?

Todos os sites cadastrados podem aparecer no algoritmo do Google de forma gratuita. Esse é o chamado tráfego orgânico, uma vez que os empresários e gestores não pagam nada pela divulgação dos seus produtos e serviços. No entanto, existem milhares de empresas competindo no mesmo seguimento.

Por isso, os primeiros resultados que aparecem nos buscadores são aqueles mais otimizados. Ou seja, páginas criadas com base em técnicas de SEO específicas. Uma página sem otimização em marketing digital SEO dificilmente aparecerá entre os primeiros resultados.

Além disso, empresários podem investir para estar entre os primeiros resultados através da compra de palavras-chave. Trata-se de uma forma de publicidade conhecida com tráfego pago. Os links patrocinados que aparecem destacados no topo, no espaço reservado para anúncios publicitários.

Tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago são estratégias válidas para uma empresa. No entanto, o custo para manter um link no topo dos resultados pode ser elevado, ao passo que a otimização garante resultados mais eficientes e sem custo adicional.

Mas como trabalhar o marketing digital SEO para colocar em site no topo nos motores de busca? É o que vamos mostrar agora, através de alguns dos principais métodos de otimização para buscadores. Descubra como aplicar o SEO para transformar suas estratégias de marketing digital ainda mais poderosas.

 

Como trabalhar o SEO para gerar resultados dentro do marketing digital

  1. Criação de artigos otimizados

A otimização para motores de buscas é realizada através da produção de conteúdo qualificado, rico, atrativo e construído com base em técnicas atualizadas. Por isso, um dos primeiros passos para aproveitar o tráfego orgânico é criar artigos para o site ou blog da empresa.

O marketing digital SEO está baseado em algumas regrinhas, como a otimização dos conteúdos com base nas palavras-chave mais relevantes com base no negócio em questão. Mais do que apenas produzir conteúdo, é preciso construir o texto de acordo com o padrão de ranqueamento dos motores de busca.

As palavras-chave principais são aquelas que identificam o produto ou serviço da sua empresa. Em se tratando de uma companhia de venda de seguros, por exemplo, podemos pensar como palavras principais “como contratar um seguro” e “vale a pena contratar um seguro”.

Esses são termos que devem aparecer no corpo dos artigos produzidos e publicados no site ou blog da empresa, mas sempre de forma harmônica, com uma densidade de repetição que não deixe o texto pesado ou cansativo para o leitor.

Além das palavras-chave, o marketing digital SEO prevê a utilização de outras técnicas. Como a divisão do texto em tópicos, inclusão de listas numeradas, imagens otimizadas e gatilhos mentais. Tudo isso para que induzam o leitor a tomar determinada decisão, como comprar um produto ou assinar uma lista de e-mail.

  1. Otimização do site

Quão rápida é a sua página web? Sites lentos são responsáveis por reduzir os resultados em qualquer estratégia de marketing digital. Por isso é importante que o site como um todo esteja otimizado, de modo a garantir um carregamento rápido de todas as páginas.

Buscadores como o Google tendem a priorizar nos resultados páginas web que apresentem rápido carregamento e aparência responsiva. Ou seja, sites que possam ser exibidos com boa resolução tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Ter um site “responsivo”, ou seja, adaptado para celulares e tablets, é uma das exigências do marketing digital. Afinal de contas, mais da metade dos acessos à internet na atualidade já são realizados através desses dispositivos.

Por isso especialistas afirmam que marketing digital e SEO andam juntos. Não é possível pensar estratégias como campanhas publicitárias sem um site ou página de destino que esteja visível nos principais motores de buscas.

Imagine produzir artigos impecáveis, que gerem engajamento, mas o site simplesmente não carrega quando é aberto pelo usuário. A otimização para motores de busca deve ser completa, envolvendo tanto o conteúdo quanto a estrutura da página.

  1. Conteúdo personalizado para cada etapa do funil de vendas

Existem diversos tipos de clientes, que podem ser classificados de acordo com a sua familiaridade com a marca. No topo do funil de vendas estão os clientes que não conhecem a empresa e estão realizando o primeiro contato. O conteúdo a ser produzido deve ser prioritariamente educativo, introduzindo os assuntos de forma natural.

 

Os clientes que já passaram pela primeira etapa do funil de vendas devem receber conteúdo educativo, mas que já aponte para as soluções para o seu problema. A venda acontece na etapa final do funil de vendas, com conteúdo voltado para a conversão. Só então o cliente é direcionado para o produto ou serviço específico.

Uma das regras aplicáveis ao marketing digital SEO diz que 70% do conteúdo produzido por uma empresa deve ser educativo e apenas 30% deve estar direcionado para a venda de produtos e serviços. Essa regra vale para a produção de conteúdo, como artigos, sequências de e-mail e posts para redes sociais.

Como você pode ver, marketing digital e SEO são estratégias fundamentais que devem ser aplicadas de forma conjunta.
Com o objetivo de diminuir o seu custo de investimento com links patrocinados a médio e longo prazo. A utilização correta desses recursos pode transformar qualquer negócio em uma grande referência no mercado.

 

Você não sabe por onde começar a implementar estratégia de SEO para seu site?

Siga os passos com uma consultoria em marketing digital, e veja como seus resultados podem prosperarem com os resultados orgânicos.

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