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Como aumentar suas vendas fazendo automação de marketing

Se você ainda não conhece o conceito de automação de marketing, está perdendo tempo e dinheiro.  No mundo do marketing digital, trata-se de uma das estratégias mais poderosas dos últimos tempos para gerar resultados para negócios. As suas vendas podem aumentar muito através da utilização de recursos e plataforma de automação de marketing que otimizem e automatize as ações de marketing.

Nesse artigo vamos explicar como aumentar as vendas através da automação de marketing. E se você não está familiarizado com o conceito, não se preocupe, temos uma definição bem simples. Descubra como jogar todas as tarefas de marketing da sua empresa no modo automático e vender muito mais.

O que é automação de marketing

Muitos gestores e administradores de empresas realizam tarefas cotidianas que são repetitivas, seja o segmento que for. Clínicas odontológicas, ramo alimentício, varejo, consultórios odontologicos entre tantos outros…
Enviar e-mails para os clientes, visando a geração de leads, publicar posts em sites e blogs, responder mensagens em canais de comunicação etc. São tarefas que demandam muito trabalho, tempo e energia.

E se fosse possível otimizar todas essas tarefas, para que sejam executadas de forma automática? Esse é o papel da automação de marketing para vendas. Uma estratégia que visa reduzir o trabalho humano, através da implementação com plataforma de automação de marketing, ou seja, de recursos tecnológicos como softwares e outros programas que auxiliam você nessa tarefa.

Em termos conceituais, podemos dizer que a automação de marketing para aumentar as vendas consiste no emprego de recursos capazes de automatizar as ações de marketing da empresa, de forma efetiva e organizada. É deixar todas aquelas tarefas repetitivas por conta com um sistema criado com essa finalidade.

No entanto, automação de marketing não significa a possibilidade de deixar todo o trabalho nas mãos das máquinas. Muito pelo contrário, é fundamental contar com uma equipe de marketing capaz, inclusive, de fornecer as informações corretas para os programas, de modo que eles possam executar as ações de marketing.

Cada vez mais empresas estão automatizando seus processos internos. Um dos exemplos mais evidentes da utilização da automação de marketing para aumentar as vendas é o e-mail marketing. Já imaginou enviar manualmente um e-mail para cada um dos visitantes do seu site?

Seria um trabalho gigante e humanamente impossível, principalmente se você trabalha com sequências de e-mail elaboradas, para cada etapa em que se encontra o seu cliente. Já existem programas que fazem o disparo dos e-mails no momento certo, gerando mais eficiência e resultados.

Benefícios da automação de marketing

Investir em automação de marketing para empresas é uma ótima estratégia para atingir resultados. Vamos abordar alguns dos benefícios proporcionados:

  1. Nutrição de Leads que não estão prontos

Quando falamos em vendas, é importante respeitar o tempo dos leads da empresa. Muitos deles não estão prontos para realizar uma compra agora, mas isso não significa que eles nunca chegarão à fase de conversão. É importante esperar o tempo de cada cliente.

Mas como fazer isso? Através da automação de marketing é possível manter contato com o lead, de forma automática, através de diversos canais de comunicação, como e-mail e mensagens. Uma forma simples de alimentar o lead com informações valiosas, que o levem a finalmente realizar uma compra.

  1. Mais eficiência no funil

Sabe a estratégia do funil de vendas?
Utilizar conteúdos específicos para cada etapa do cliente no processo de vendas.
No começo, apenas informações genéricas, capazes de chamar a atenção do lead.

Depois, conteúdos de meio de funil, mais específicos. E, finalmente, conteúdos persuasivos com foco em vendas.

Essa é uma sequência que deve ser observada se a sua empresa deseja aumentar o ticket médio. Para realizar mais vendas, é fundamental respeitar o tempo de cada cliente nas etapas do funil.

E não existe maneira melhor de acompanhar esse processo do que através da automação de marketing.

  1. Leads mais preparados geram tickets maiores

Depois de implantar a automação de marketing para aumentar as vendas, muitas empresas relatam não apenas o número maior de vendas realizadas, como também negócios maiores sendo fechados com os clientes. Um simples disparo automatizado de e-mails pode ser suficiente para grandes resultados.

Qual é a explicação? Clientes mais informados e educados se sentem muito mais confiantes para realizar compras maiores. Eles não estão mais na fase de dúvida acerca dos produtos e serviços, uma vez que foram alimentados constantemente com conteúdo de qualidade, produzido de forma específica para atender suas necessidades.

  1. Comunicação personalizada para cada persona

Ao mesmo tempo em que uma equipe de marketing consegue enviar dez e-mails, de forma manual, um software pode fazer o disparo de centenas de materiais, talvez milhares. Uma das possibilidades é aproveitar essa eficiência para criar campanhas personalizadas para cada persona.

Ao contrário de criar um e-mail genérico para todos, que tal uma sequência específica para cada produto da sua empresa? Dessa forma é possível falar mais diretamente com a persona, levando até o cliente informações muito mais ricas, que com certeza vão despertar mais interesse.  

  1. Menos trabalho repetitivo para a equipe de marketing

Não é nenhum segredo que a automação de processos está aliviando e facilitando a vida das pessoas. Contar com um sistema de automação de marketing para aumentar as vendas contribui para desafogar a equipe interna da empresa. Dessa forma os colaboradores podem focar no que realmente importa: resultados.

Todos os trabalhos repetitivos podem ser delegados e jogados no automático, deixados a cargo de programas de computador, que operam com muito mais agilidade e eficiência. Os profissionais de marketing continuam sendo importantes, pois são eles os responsáveis por criar as campanhas e manter o controle dos resultados obtidos.

  1. Mais produtividade para os vendedores

Com a implementação da automação de marketing, o número de vendas aumenta muito. Isso porque os vendedores recebem leads mais preparados, já com as informações necessárias sobre o produto, a empresa, os benefícios e diferenciais. O time de vendedores consegue explorar muito mais esses aspectos, gerando convencimento.

Ao contrário de focar em todos os leads, os vendedores podem escolher apenas os que se encontram mais propensos a realizar uma compra. Ou seja, leads que já foram bem alimentados através do sistema de automação de marketing. Quanto aos demais, é melhor esperar que estejam prontos para a compra.

Com a automação, os vendedores não precisam se esforçar para fazer toda a educação do lead. Eles já sabem tudo e estão apenas esperando um impulso para realizar a compra. Os vendedores podem focar nessa etapa final do processo de vendas, fazer ofertas e fisgar o cliente de forma rápida.

Como aplicar a automação de marketing na prática

Agora você deve estar se perguntando o que fazer para ter todos esses resultados na prática. Existem alguns passos simples, como a implementação de um sistema de e-mail marketing eficiente, que funcione em todas as etapas, desde a coleta de e-mails até o disparo do conteúdo publicitário.

Não se esqueça de analisar, de forma prévia, quais são as necessidades da sua empresa. Para criar uma sequência de e-mail, por exemplo, é fundamental saber quais são os ciclos de venda do seu produto, quais clientes estão em cada etapa do funil, suas necessidades e dores.

Mas qual plataforma é a melhor do Brasil para automação de Marketing?

Hoje no Brasil e no mundo existem várias plataformas de software de automação para fazer o famoso inbound marketing. Mas, a maioria dessas ferramentas de automação são muito caras a medida que você cresce a sua base de leads.

Mas, fique tranquilo que tenho um e-book que irá falar sobre a melhor plataforma de automação de marketing do mundo, e melhor ainda é totalmente gratuita, com números ilimitados de leads para sua empresa.

plataforma de automação de marketing
As possibilidades com a automação de marketing são incríveis. Você conseguirá segmentar melhor as suas campanhas, para atingir as pessoas certas, na hora certa. Gere mais resultados para o seu negócio, aumentando o número de vendas e o ticket médio obtido. Está na hora de automatizar os processos da sua empresa!

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