assessoria de imprensa

Como a assessoria de imprensa pode ajudar a vender mais

Vender mais é o objetivo de qualquer empreendedor. Esse é um dos caminhos para aumentar o faturamento, melhorar o posicionamento da marca ou produto no mercado e atingir um número maior de clientes. Mas como vender mais? A assessoria de imprensa pode ajudar!

Nesse artigo vamos mostrar como a assessoria de imprensa pode contribuir para a realização de mais vendas no seu negócio. Trata-se de um setor estratégico, que tem sido cada vez mais explorado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Por isso vale a pena entender como funciona a assessoria e quais são os seus benefícios.

O que é a assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma das áreas da comunicação social, voltada para a promoção do relacionamento entre empresas e o meio jornalístico. Em resumo, essa assessoria permite que marcas e ideias sejam destacadas de forma espontânea em canais de comunicação, como jornais impressos, televisão, rádio e internet.

Por melhor que seja uma empresa, por melhores que sejam seus produtos e serviços, nem sempre é possível obter visibilidade sem um empurrãozinho. Por isso é importante contar com uma equipa capaz de fazer o link entre o negócio e terceiros influentes.

O que faz a assessoria de imprensa

O conceito de assessoria de imprensa pode deixar algumas dúvidas com relação aos serviços que são efetivamente realizados. Afinal de contas, o que o assessor faz no seu dia a dia junto à empresa? Separamos algumas atribuições tipicamente destinadas ao setor responsável pela comunicação.

  • Atender telefonemas de jornalistas, respondendo a perguntas e tirando dúvidas
  • Acompanhamento de e-mails direcionados à assessoria de imprensa
  • Redação de comunicados à imprensa
  • Manter contato com jornalistas e pessoas influentes a respeito de novidades e campanhas da empresa
  • Criar e implementar campanhas de mídia proativas
  • Providenciar o contato entre a empresa e a mídia especializada
  • Monitorar a cobertura da mídia e preparar relatórios de avaliação regulares
  • Participar de entrevistas coletivas ou entrevistas com membros da empresa
  • Aconselhar membros da empresa sobre respostas por escrito à mídia
  • Escrever ou revisar declarações públicas para a mídia
  • Conhecer jornalistas e promova boas relações com a mídia
  • Cuidar das páginas sociais da empresa
  • Responder à mídia durante eventos de relações públicas 
  • Realizar o gerenciamento de crise em caso de incidentes negativos
  • Criar parcerias de guest post e links entre as empresas

Destaque para o último ponto da lista, o gerenciamento de crise. Muitas vezes as empresas passam por problemas com seus produtos ou serviços, que podem resultar em queda no número de vendas. 

A assessoria de imprensa é responsável por minimizar os impactos negativos de eventuais contratempos, acalmando os ânimos do mercado e transmitindo aos consumidores uma imagem positiva da marca. 

Como a assessoria de imprensa ajuda nas vendas

Mas de que forma a assessoria de imprensa é capaz de contribuir para aumentar as vendas? Para responder, separamos alguns dos principais benefícios de contar com uma equipe externa responsável pela comunicação social e contato com jornalistas. 

Divulgação de produtos e serviços

Para conseguir realizar vendas é fundamental atingir novos clientes. Existem diversos caminhos para atrair a atenção do público-alvo, seja com brindes personalizados, publicidade paga, o tráfego orgânico e o velho boca a boca. Mas, quando estamos falando em vendas em grande escala, é fundamental investir em publicidade espontânea. 

Através da assessoria de imprensa é possível divulgar produtos e serviços que são oferecidos por uma empresa. Imagine levar a sua marca para a grande mídia, sair nos principais canais de comunicação da sua cidade ou região em que a empresa atua. Tudo isso sem fazer nenhum investimento direto.

Melhora o posicionamento da empresa no mercado

A assessoria de imprensa é responsável por fazer o meio campo entre empresas e a sociedade, através dos jornalistas. É o assessor de imprensa que faz o contato com periódicos, sites e canais de televisão, falando em nome da marca à qual representa.

Os profissionais que atuam nessa área sabem exatamente quais pontos destacar e quais pontos evitar durante uma entrevista. Além disso, são treinados e capacitados para transmitir ao público a melhor imagem possível da empresa. 

Dessa forma, pode-se dizer que a assessoria de imprensa contribui para melhorar o posicionamento da empresa no mercado. Afinal de contas, a opinião pública é um dos elementos que determinam o sucesso ou insucesso de qualquer instituição privada. 

Presença constante nos meios de comunicação

Outro fator que interfere diretamente nas vendas é o volume de exposição nos meios de comunicação. A expressão “quem não é visto não é lembrado” se aplica com perfeição ao mercado. Empresas que desejam vender mais devem estar sempre buscando maneiras de promover suas marcas e atingir mais pessoas.

Esse é um dos motivos pelos quais companhias gigantes, que já contam com um público bem estabelecido, como a Coca-Cola, continuam gastando fortunas em publicidade. O objetivo é nunca sair dos holofotes e assim garantir que nenhum concorrente chame mais atenção do que deveria.

Outra estratégia aplicada para atrair a atenção da mídia é interagindo constantemente com pessoas relevantes, como os jornalistas. Eles são responsáveis por levar o nome de uma marca até os jornais, canais de televisão e estações de rádio. É precisamente nesse ponto que entra a assessoria de imprensa.

Uma empresa que não conta com uma assessoria dificilmente conseguirá registrar o seu nome no meio da comunicação. E sem destaque nesses canais, vender se torna algo extremamente difícil. 

Atualmente se fala muito sobre a importância de aparecer na primeira página do Google, a maior vitrine para empresas da internet. Isso é algo realmente importante, mas não podemos nos esquecer do impacto de ter uma matéria publicada em jornal, uma menção no rádio e uma pontinha na televisão.

A assessoria de impressa é uma área estratégica

A assessoria de imprensa deve ser vista como uma área estratégica, que pode dialogar com diversos outros segmentos da empresa. Exemplo disso é a relação existente entre imprensa e marketing de conteúdo.

Um de nossos case de sucesso é a empresa Destak Brasil, que vende brindes personalizados para o Brasil inteiro. Confira no site da empresa o excelente trabalho que vem desenvolvendo juntos ao seus clientes: www.destakbrasilbrindes.com.br

Conforme abordamos acima, aparecer na primeira página do Google é fundamental. No entanto, o sucesso de uma empresa também dependa da imagem que ela transmite ao mercado. 

Portanto, os meios de comunicação não perderam seu impacto com a chegada da internet. Muito pelo contrário, eles continuam influenciando milhares e milhares de pessoas. Tão importante quanto criar uma campanha online de sucesso é contar com uma assessoria de imprensa que permita divulgar essa campanha na mídia tradicional.

Como você pode ver, a assessoria de imprensa está direta e indiretamente relacionada com as vendas. Vale a pena implementar, para vender mais e levar a sua marca a um novo patamar.

Compartilhe nas redes sociais!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *